Chenopodium ambrosioides
erva-de-santa-maria, anserina-vermífuga, mata-pulgas, mastruço (4), Chenopodium antihelminticum L., C. suffruthicosum Willd., C. chilense Schrad., C. retusum Juss ex Moq., C. abovatum Moq., C. querciforme Murr., C. vagans Standl., C. spathula Sieber., Orthosporum ambrosioides Kostel., O. anthelmintium Kostel., O. spathulatum Sieb., O. suffruticosum Kostel., Ambrina antihelmintica Spach., A. ambrosoides Spach.
Espécie herbácea anual que se desenvolve em todo o País como planta ruderal, frequentemente instalada em áreas hortícolas. Vegeta preferencialmente no entorno das pequenas construções rurais, formando pequenos grupamentos. Utilizada na medicina popular e ainda em aplicações inseticidas. Fornece abrigo, alimentação e local para a oviposição da mosca-branca Bemisia tabaci raça B, responsável pela transmissão do Begomovirus, que ataca as culturas do tomate, pimentão, repolho, melão e abóbora. Hospedeira do fungo Cercospora apii, que causa a cercosporiose na salsa e no aipo, e ainda de ácaros do gênero Brevipalpus.
Apresenta caule ereto, verde e com pigmentação castanho-avermelhada, pouco tetrágono, muito ramificado e com pilosidade branca. Folhas simples, pedunculadas, alternadas, lanceoladas e que exalam um odor característico quando esmagadas. As folhas da base e do caule principal apresentam margens recortadas irregularmente, enquanto que as folhas inseridas junto dos ramos da inflorescência são mais longas e estreitas, com margens menos recortadas ou até inteiras. Inflorescência axilar e terminal em espigas. Flores de tamanho reduzido, hermafroditas e com 5 tépalas verdes que protegem o gineceu e o androceu, o qual projeta os estames com filetes brancos. Fruto seco do tipo nucoide. Propagação por meio de sementes.
Infestante em áreas mais úmidas. Frequentemente instala-se nas imediações de residências rurais, pocilgas, aviários, etc. Planta tóxica, infesta jardins, horta, terrenos baldios e lavouras. Utilizada como repelente, medicinal e inseticida. Está sendo estudada para controle biológico de algumas pragas.
Descrição:
Infestante em áreas mais úmidas. Frequentemente instala-se nas imediações de residências rurais, pocilgas, aviários, etc.
Planta tóxica, infesta jardins, horta, terrenos baldios e lavouras. Utilizada como repelente, medicinal e inseticida.
Está sendo estudada para controle biológico de algumas pragas.
Regioes: