Brachiaria plantaginea
capim-marmelada (1), capim-papuã, capim-são-paulo, marmelada, Urochloa plantaginea (Link.) Webster, Panicum plantagineum Link., Panicum distans Salz e Docell., B. Platyphylla Nash., P. Leandri Trin., P. Platyphyllum Munro., Paspalum plathyphyllum Griseb., Panicum distans Salzm
É um dos grupos de plantas invasoras mais freqüentes nos solos de lavouras anuais, em função da competição por água. Vegeta no período quente do ano apresentando uma agressividade competitiva incomum, dominando totalmente o ambiente que invade.
Descrição:
Indica solos em decadência. Quanto pior o solo para cultura melhor para o capim-marmelada. É prejudicado por produtos de sua própria decomposição (um composto de capim-marmelada faz com que este desapareça). Sofre ostilidade do centeio, da aveia-preta e da ervilhaca.
Espécie infestante frequentemente encontrada em lavouras de algodão, amendoim, arroz de sequeiro, café, cana-de-açúcar, feijão, frutíferas, fumo, mamona, mandioca, milho, pastagem, sorgo e soja. Uma lovoura de soja infestada com essa espécie pode produzir até 50% menos do que seu potencial, enquanto numa cultura de milho, há uma redução de até 90% pela interferência da planta. Utilizada para cobertura do solo no sistema de plantio direto na palha. Fornece forragem palatável e de alto valor nutritivo ao gado. Também é apropriada para fenação.
Implantação de reflorestamentos em áreas com Brachiaria, compromete o crescimento das mudas de essências nativas, principalmente por competição de luz.
Regioes: