Espécie herbácea anual que se desenvolve em todo o País, ocupando especialmente áreas cultivadas com alho, cebola, cenoura e tomate. Considerando a cultura da cenoura, compete drasticamente após os 25 dias, a contar da semeadura, chegando a reduzir a produtividade em até 88%. Ocorre também em lavouras de banana, laranja e mamão. Hospedeira alternativa do Begomovirus do tomate, associada à presença da mosca-branca Bemisia tabaci raça B. Abriga tripes das espécies Selenothrips rubrocinctus e Frankliniella schultzei, que atacam a cultura da manga. Hospedeira do ácaro Brevipalpus phoenicis, que transmite o vírus da leprose dos citros. O desenvolvimento da espécie pode ser inibido por meio do plantio do capim-limão, Cymbopogon citratus. Fornece recurso alimentar para abelhas. Partes da planta são utilizadas na medicina popular e também como repelentes a insetos.
Apresenta caule ereto, de coloração verde ou castanha, recoberto por pelos brancos. Folhas pecioladas, simples ovaladas, sendo as inferiores opostas e as superiores alternadas, com margem ondulada. Eixo principal da inflorescência bem desenvolvido. Inflorescência do tipo corimbo de capítulos, a qual reúne numerosos capítulos com pedúnculos de diferentes tamanhos. Cada capítulo é rodeado por brácteas verdes e contém numerosas flores, cujo cálice é substituído por pelos e a corola apresenta-se tubulosa, de coloração arroxeada ou lilás. Fruto seco do tipo aquênio. Propagação por meio de sementes.
Planta invasoras largamente disseminada em todas as regiões agrícolas do país, infestando principalmente lavouras anuais. É considerada plantas invasora na maioria dos países tropicais. Uma única planta pode produzir 40 mil sementes, metade das quais germinam logo que atingem a maturidade.
Descrição:
Espécie infestante principalmente de culturas perenes como pomares, onde é aproveitada no manejo integrado de pragas. Ocorre também em áreas de pastagens, jardins, hortas e terrenos baldios. Indica o melhoramento físico do solo e é tomada como planta sanadora de solos decaídos. Não prejudica a cultura; às vezes, porém, dificulta a colheita, pois suas sementes voadoras são leves e, espalhadas pelo vento. Podendo, por exemplo, infestar o algodão. Invasora presente todo o ano, especialmente durante o inverno. No verão sofre concorrência de outras espécies sendo então dominadas, portanto, apresenta populações mais reduzidas.
Regioes:
Sul
Sudeste
Norte
Nordeste
Centro-Oeste